27 de agosto de 2015 Notícias

Negociação 2015: Elaboração de Pré-Pauta, Eleição de Empregados para compor Comissão de Negociação e AGE

Prezadas e Prezados Colegas,

No inicio de junho, teve inicio o processo de negociação coletiva quando a Administração do Banco propôs cronograma de discussão sobre AJT (Acordo de Jornada de Trabalho), APR (Acordo de Participação nos Resultados 2015) e ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

Em 17/06/2015, a Administração apresentou a proposta de AJT. A partir dessa data realizamos três rodadas, quando mais uma vez compareceram representantes da Administração, Associações de Funcionários e Entidades Sindicais. Em 16/07/2015 finalmente encerramos a negociação em mesa e passamos a aguardar a convocação pelo

Sindicato para deliberar sobre a proposta em assembleia.Após reunião realizada em 20/08/2015 com representantes das Associações de Funcionários do Sistema BNDES e das Entidades Sindicais, formou-se consenso quanto as propostas abaixo, visando a mobilização da comunidade benedense para o início do processo negocial de 2015.

1) A negociação será liderada por uma Comissão Representativa dos Empregados, como tradicionalmente ocorre na Casa, incluindo membros diretamente eleitos e também indicados pelas Associações e Entidades Sindicais.

1.1) A Comissão contará com até 3 representantes titulares e mais 3 suplentes, eleitos em Assembleia.

1.2) Pedimos que interessados em compor a Comissão enviem e-mail para afdiretoria@afbndes.org.br, atendimento@affiname.org.br ou secretaria@afbndespar.org.br, sinalizando o interesse em participar do processo.

2) A pré-pauta de reivindicações para o ACT 2015 será formada a partir de uma proposta inicial feita com base no trabalho de comissões anteriores e, adicionalmente, sugestões de cláusulas enviadas pelos interessados, lembrando que para o acordo deste ano está prevista apenas a revisão de cláusulas econômicas.

2.1) As sugestões serão revisadas e compiladas pelas Associações para posterior encaminhamento ao exame de uma Assembleia.

2.2) As sugestões de cláusulas deverão ser entregues impressas no atendimento da AFBNDES, AFFINAME ou AFBNDESPAR, com pelo menos 20 assinaturas de apoiadores, até as 17h do dia 2 de setembro, com cópia em meio digital para os e-mails afdiretoria@afbndes.org.br, atendimento@affiname.org.br e secretaria@afbndespar.org.br.

3) Está prevista a convocação pelo Sindicato de uma AGE para o dia 8 de setembro de 2015, para deliberar sobre os seguintes pontos:

3.1) Apreciação da proposta das Empresas para o Acordo de Jornada de Trabalho – AJT.

3.2) Eleição dos empregados para comporem a Comissão de Negociação. É importante ressaltar que apenas empregados presentes a AGE poderão ser eleitos.

3.3) Ratificação da pré-pauta de reivindicações para o ACT 2015.

4) A pré-pauta de reivindicações para o ACT 2015 será enviada antes da AGE via Quadro de Avisos. A divulgação da proposta para o AJT cabe à Administração.

5) Ainda em 20/08/2015, a Administração do Banco iniciou as tratativas para PR. A proposta ainda não foi totalmente formalizada por conta de detalhes técnicos (índices) que estão sendo finalizados junto aos órgãos controladores. Os representantes das Entidades Sindicais e das Associações já pleitearam que seja feito adiantamento de parte da PR, igualmente ao que ocorre com a FENABAN.

Atenciosamente,

AFBNDES
AFBNDESPAR
AFFINAME

PARA BAIXAR A CARTA, CLIQUE AQUI.
Compartilhar: